LOC.: A Polícia Rodoviária Federal espera um aumento entre 10% e 20% no fluxo de veículos nas rodovias a partir desta sexta-feira, vinte e cinco de fevereiro. Para ajudar a manter a segurança, a PRF começou uma operação especial em pontos estratégicos em todo o país. São cerca de 12 mil policiais nas estradas do Brasil.
O coordenador-geral substituto de Segurança Viária da PRF, M. Camargos, explica que a ideia é inibir infrações que colocam em risco a segurança de motoristas e passageiros como ultrapassagens proibidas, manuseio de celular, falta do cinto de segurança e direção após o consumo de álcool.
TEC./SONORA: M. Camargos, coordenador-geral substituto de segurança viária da PRF
“Você, motorista, que vai viajar nesse período, orientamos que tenha especial atenção para o planejamento da sua viagem, à revisão das condições do veículo e a condução de maneira segura. Tomando cuidado com o acondicionamento de bagagem, descansar, se for dirigir por longos períodos e sempre respeitar as leis de trânsito.”
LOC.: A bancária Lucy Matsuda vai viajar de carro com as amigas para Pirenópolis, uma distância de 200 quilômetros de onde mora. Ela conta como se preparou para pegar estrada.
TEC./SONORA: Lucy Matsuda, bancária
“Como eu mantenho o carro com manutenção em dia, eu não tenho preocupação. Os pneus estão revisados. O que verifico antes é se ele está calibrado e abastecido. E se os itens de segurança e o cinto de segurança está tudo certo.”
LOC.: Se você vai viajar, leve o documento do seu carro impresso. Verifique se todos os ocupantes do veículo estão com documento de identificação. Verifique o óleo, a água e os limpadores de para-brisas. Não ultrapasse em locais proibidos. Aproveite o seu feriado com segurança.
Reportagem, Angélica Cordova