Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 25 de Maio de 2022, 18:57h, atualizado em 25 de Maio de 2022, 19:12h
LOC: O Governo Federal vai facilitar a compra da casa própria pelas famílias de baixa renda. Para isso, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, vai aumentar o valor do subsídio para financiamento dos imóveis. O acréscimo vai variar entre 12 e meio e 21 vírgula quatro porcento, de acordo com a região, renda familiar e a população do município. A medida passará a valer no início de junho e será válida até 31 de dezembro deste ano.
No primeiro quadrimestre deste ano, cerca de 100 mil unidades habitacionais foram contratadas por pessoas físicas. Com o aumento do subsídio, a meta é chegar a quatrocentas mil até o fim de dezembro.
Nesta quarta-feira, 25 de maio, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, explicou a mudança do subsídio a representantes do setor de construção civil.
SONORA DANIEL FERREIRA
"Como a mudança estruturante já foi feita, esse acréscimo é de mais fácil adaptação pelos agentes financeiros. Então, assim que a gente publicar a instrução normativa aqui do Ministério do Desenvolvimento Regional, o principal agente financeiro, que é a Caixa Econômica Federal, vai conseguir implementar imediatamente o acréscimo."
LOC: Presente à reunião, o vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Carlos Henrique Passos, afirmou que o aumento do volume de subsídio será importante no atual momento do País.
SONORA CARLOS HENRIQUE PASSOS
"O setor sai daqui esperançoso de que essa medida entre em vigor de imediato e que as outras que foram discutidas possam ser aprovadas no conselho curador o mais rápido possível para restabelecer o desempenho do programa, que é tão necessário para o mercado imobiliário e para as famílias de menor renda."
LOC: Entre as medidas que serão propostas pelo MDR estão carência de seis meses para o início do pagamento do financiamento imobiliário e ampliação do prazo de financiamento do FGTS de 30 para 35 anos.
Para saber mais sobre informações do Programa Casa Verde Amarela, acesse www.mdr.gov.br
Reportagem, Marcus Pereira.