LOC.: Os serviços e a infraestrutura dos principais aeroportos do país têm agradado aos brasileiros. A última apuração da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário revelou que, em dezembro de 2024, 93% dos entrevistados avaliaram como bons (nota 4) ou muito bons (nota 5) a experiência nos 20 principais terminais.
As informações são do Ministério de Portos e Aeroportos.
O estudo acompanha 17 indicadores de infraestrutura e serviços e mostra uma satisfação geral positiva dos usuários. Entre os entrevistados, 51% deram nota 5, enquanto 42% deram nota 4 para a pergunta: "qual sua satisfação geral com o aeroporto no dia de hoje?"
Segundo o Ministério, o levantamento avalia a experiência e percepção dos passageiros em relação ao check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens, entre outros. A pesquisa é aplicada nos 20 principais aeroportos do país, responsáveis por 87% do total de passageiros transportados na aviação regular. Os dados devem contribuir para o desenvolvimento da gestão aeroportuária e o aumento da capacidade e eficiência da infraestrutura dos aeroportos do país.
Os dados do estudo são disponibilizados aos aeroportos e empresas aéreas e divulgados trimestralmente ao público em geral no site dados.gov.br. A pesquisa completa deve ser publicada após a realização do Prêmio Aviação +Brasil, ainda sem data marcada.
As informações mostram que a satisfação geral com os aeroportos apresentou boas notas ao longo do último trimestre de 2024. Em outubro, a nota média foi de 4,42, enquanto em novembro, de 4,41. Em dezembro, a avaliação subiu para 4,43, consolidando o mês como o de melhor desempenho no período.
Os aeroportos mais bem avaliados no mês de dezembro de 2024 foram os de Florianópolis, em Santa Catarina; seguido pelo de Maceió, Alagoas; Vitória, Espírito Santo; Cuiabá, Mato Grosso e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A profissional da área comercial Carolina Pujol, de 32 anos, mora no Gama, no Distrito Federal. Ela relembra que viajou de Salvador (BA) para o Rio de Janeiro (RJ) no dia 31 de dezembro de 2024 e, após isso, voltou para a capital federal em 9 de janeiro.
Para ela, a experiência nos aeroportos é satisfatória.
TEC./SONORA: Carolina Pujol, 32 anos, comercial, moradora do Gama, região administrativa de Brasília (DF)
"De um modo geral, os serviços dos aeroportos são bem semelhantes. A questão da estrutura, como o conforto e a alimentação, é bem tranquila. O aeroporto de Salvador, por exemplo, passou por uma grande reforma e ficou ainda melhor."
LOC.: Desde 2013, a Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério de Portos e Aeroportos, realiza, em parceria com a Ágora Pesquisa, a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário.
O levantamento faz cerca de 8 mil entrevistas mensais, distribuídas em uma média de 400 por aeroporto. As coletas são realizadas nos 20 dias de maior movimento do mês e durante os horários de maior fluxo de passageiros, definidos em colaboração com os operadores aeroportuários, garantindo que a opinião dos passageiros seja colhida nos momentos de maior atividade operacional.
Reportagem, Nathália Guimarães