Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Médicos têm novo canal para denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

A iniciativa promoverá campanhas de sensibilização e ajudará o público infantojuvenil a romper o “muro” do silêncio

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Os médicos do país passaram a contar com novo canal para denúncias de violência infantil. A ideia é que os profissionais de saúde denunciem violações de direitos humanos, além de notificar casos suspeitos ou confirmados de tentativas de suicídio. 

Os profissionais poderão fazer as denúncias dentro do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e do Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher). A iniciativa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, conta com o apoio  do Conselho Federal de Medicina (CFM). O acordo também tem o intuito de promover campanhas de sensibilização junto aos médicos no dia a dia do seu trabalho.

Ligue 180 recebeu 17,8 mil denúncias nos dois primeiros meses de 2019

Setembro Amarelo: Saúde lança ações educativas de prevenção ao suicídio e automutilação

A central desses canais rececebeu mais de 35 mil ligações de violência sexual contra crianças e adolescentes nos últimos dois anos. Segundo o Ministério, em 2018 o serviço registrou 18 mil relatos desse tipo de crime. 

Já em 2019, o número foi menor, mas ainda bastante expressivo, com mais de 17 mil denúncias referentes à violência sexual desse público. Vale lembrar que os canais são gratuitos, funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana e o profissional de sáude poderá fazer as denúncias de forma anônima.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.