Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Laboratórios Centrais recebem mais R$ 120 milhões para combate à covid-19

O repasse será feito pelo Ministério da Saúde em parcela única aos estados e Distrito Federal, considerando a emergência de cada ente

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com o objetivo de fortalecer a Vigilância Laboratorial no enfrentamento da pandemia da covid-19, o Ministério da Saúde fará um repasse de R$ 120 milhões aos Laboratórios Centrais de Saúde Púbica (LACEN). O repasse será feito em parcela única aos estados e Distrito Federal, considerando a emergência de cada ente. 

Os valores deverão ser investidos na aquisição de equipamentos para garantir o fortalecimento e melhor estrutura dos LACEN. A pasta considera essa medida importante, pois ajuda Unidades de Respostas Rápidas no atendimento ágil às demandas laboratoriais durante a pandemia. 

Vacina contra a Covid-19 começa a ser testada em voluntários de cinco estados e do DF

Pesquisadores brasileiros entram no páreo para a produção de vacina contra a Covid-19

Mais de 1,6 milhão de pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Brasil

Os LACEN são laboratórios de referência vinculados às secretarias estaduais de saúde dos estados e Distrito Federal. Essas unidades têm como função básica a realização de diagnósticos em laboratório, de forma segura e rápida a fim de contribuir para o controle epidemiológico e sanitário da população. 

Até o momento, esses laboratórios públicos foram responsáveis pela realização de 1,3 milhão de testes RT-PCR para diagnóstico da covid-19. Os resultados disponibilizados por esses laboratórios possibilitam que o Ministério da Saúde defina melhores estratégias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.