Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Subsídio para transporte público é a solução?

Neste episódio do podcast Transportar é Preciso, Adriano Paranaiba recebe o vereador de Porto Alegre (RS) Jessé Sangalli, para um papo sobre o "voucher do transporte"

Salvar imagem

Os subsídios são uma solução ruim para os problemas de mobilidade urbana. Por um lado, congelam os preços das passagens e dão previsibilidade ao usuário, mas, por outro, criam incentivos ruins para as empresas prestadoras do serviço de transporte e tendem a reduzir, ao longo do tempo, a qualidade do serviço prestado.

Nas palavras de Murray Rothbard, em "Indivíduo, Economia e Mercado": “Os subsídios prolongam a vida das empresas ineficientes e impedem a flexibilidade do mercado de satisfazer plenamente as necessidades do consumidor. Quanto maior a extensão do subsídio governamental, mais o mercado é impedido de funcionar, mais recursos são congelados de maneiras ineficientes e menor será o padrão de vida de todos".

Mas há iniciativas para diminuir a dependência de subsídios e reverter a realidade do transporte nos municípios brasileiros. Uma dessas ideias pró liberdade partiu do vereador Jessé Sangalli, que propôs uma espécie de "voucher do transporte". Entenda a proposta e seus efeitos no transporte coletivo e nas contas públicas de Porto Alegre. No episódio do podcast Transportar é Preciso! desta semana, Adriano Paranaiba recebe o vereador de Porto Alegre (RS) Jessé Sangalli, para um papo sobre o "voucher do transporte" como solução para os altos subsídios bancados pelo governo. Escute o episódio completo. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.