LOC.: De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, na primeira semana de novembro, o número de roubos caiu 46% na região central de São Paulo na comparação com o mesmo período do ano passado. Os casos de roubo passaram de 162, entre 30 de outubro a 5 de novembro de 2022, para 88 neste ano.
Os furtos cometidos na região caíram 31%. Foram registrados 216 furtos, contra 311 contabilizados no mesmo período em 2022.
O especialista em segurança pública Leonardo Sant’Anna aponta alguns dos fatores que contribuíram para a queda desses crimes na região.
TEC./SONORA: Leonardo Sant’Anna, especialista em segurança pública
“Houve uma redução da distância entre governo e Secretaria de Segurança, dando mais rapidez para tomada de decisões, e isso é fundamental quando se traz resultados. Nós vimos Polícia Militar, Civil, guardas municipais e Ministério Público interagindo de forma operacional, conversando de maneira mais direta sobre planejamentos e soluções."
LOC.: Além disso, a Secretaria de Segurança Pública destaca o monitoramento de Cenas Abertas de Uso, feito com base nos registros criminais ocorridos nas regiões dos Distritos Policiais de Campos Elíseos e Santa Cecília. O acesso está disponível no site www.ssp.sp.gov.br.
O sistema, implementado no final de março, realiza monitoramentos semanais na região central paulista. Desde a implementação do monitor, houve uma queda de 54% nos casos de roubo e 31% nos casos de furto, na comparação da primeira semana com a última semana monitorada.
Reportagem, Nathália Guimarães