Foto: Reprodução/Canal Dr. Ajuda
Foto: Reprodução/Canal Dr. Ajuda

Pressão arterial: como medir e qual aparelho comprar

O cardiologista Dr Carlos Pedrotti explica como medir a pressão em casa


O nome correto do aparelho de pressão é “ESFIGMOMANÔMETRO”. Os médicos o apelidam de “esfigmo”. Existem várias opções automáticas disponíveis em qualquer farmácia, eles estão mais confiáveis e, os preços, mais acessíveis.

Não é todo mundo que precisa ter um “esfigmo” em casa. Mas se você tem pressão alta, problemas cardíacos ou alguma doença crônica, pode ser interessante. Em relação à marca e modelo, depende de cada bolso, mas o mais importante é verificar se há o selo do Inmetro, que garante a confiabilidade.

  • Punho ou braço? Qual o melhor?

Essa resposta é fácil: o de braço é geralmente o mais recomendado. Mas para isso é importante ter atenção se o tamanho da braçadeira está adequado ao diâmetro do seu braço.

  • E com qual frequência devo medir?

Isso vai depender de em qual estágio do tratamento cada um está. Quando o diagnóstico de pressão alta já está consolidado e o tratamento estável, uma medida a cada 15 dias está de bom tamanho. Mas nos casos em que ainda existe dúvida diagnóstica ou houve mudança no tratamento, são duas medidas de manhã e duas medidas de noite. Meça a pressão logo após acordar, antes mesmo de tomar o medicamento ou do café-da-manhã e repita a medida após 2 minutos. É importante descansar para que os vasos voltem ao normal. Meça de novo logo antes do jantar, também repetindo após 2 minutos. Repita por 5 dias e anote todos os valores, assim você terá um ótimo panorama geral da sua pressão, ajudando muito na tomada de decisão sobre seu tratamento. 

CONTEÚDO PARA EMISSORAS DE RÁDIO: Nesta edição, você pode utilizar dois áudios sobre os seguintes temas:

  1. Como medir a pressão?
  2. Frequência para medir

Para saber mais, assista ao vídeo do Dr. Ajuda sobre o assunto. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.