Foto: Reprodução/canal Doutor Ajuda
Foto: Reprodução/canal Doutor Ajuda

O que fazer se alguém levar um tiro?

Neste episódio o cirurgião geral, Diogo Garcia, fala sobre o que fazer se alguém levar um tiro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Quando uma pessoa é baleada, a primeira coisa a fazer, antes de ajudar, é verificar a segurança do local. Nunca tente ajudar alguma vítima de arma de fogo se achar que a pessoa armada ainda estiver perto, é muito importante se proteger antes de ajudar alguém. Se você for a pessoa baleada, tente se mover para um local seguro, após garantir a segurança, ligue ou peça para alguém ligar para a polícia e para a ambulância.


O que pode fazer enquanto aguarda o socorro?


O que você, que não é médico, pode fazer é procurar se existe algum sangramento visível, se houver um sangramento externo grande, a ajuda de leigos pode salvar vidas. Isso pode ser suspeitado ao observar se as roupas estão muito sujas de sangue ou no chão, se houver sangramento em jato, que pode indicar lesão de uma artéria ou se o sangue não para de sair pela ferida da bala. 


Para parar o sangramento em braços e pernas, você deve usar o pano limpo ou até mesmo uma peça de roupa para comprimir o local para interromper o sangramento até a chegada de uma ambulância. Se houver disponibilidade e se tiver o treinamento, você também pode usar um torniquete. 


Em áreas como axilas, pescoço e virilhas você deve comprimir o local da mesma maneira para conter o sangramento até a chegada do socorro. Essas regiões possuem grandes veias e artérias e podem sangrar muito e uma simples compressão no local pode ser muito útil.


Já tiros no peito ou na barriga, infelizmente não vão parar de sangrar com apenas apertando o local, nesses casos o mais importante é procurar atendimento médico o mais rápido possível.


É de extrema importância procurar um hospital em qualquer ferimento com armas de fogo para ter a certeza de que não há nenhuma lesão grave, além disso, todos os ferimentos com bala devem ser reportados para a polícia.


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.