LOC.: O Governo Federal vai investir dois bilhões e oitocentos milhões de reais para viabilizar a ampliação e melhorias no Metrô de Belo Horizonte. O projeto de lei que autoriza a liberação dos recursos foi sancionado nesta quinta-feira, 30 de setembro, pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele destacou a importância do investimento para o estado de Minas Gerais.
TEC./SONORA: Jair Bolsonaro, presidente da República
“Estamos na semana de 1000 dias e Minas Gerais tinha que fazer parte dessas nossas viagens pelo Brasil. Mesmo com menos recursos, estamos apresentando mais trabalho para o bem de todos nós. É um momento de alegria para todos vocês e para nós também. Quando podemos anunciar obras em nosso Brasil com dinheiro nosso, para nós. Como é esse Metrô.”
LOC.: Para Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, a ampliação do Metrô da capital mineira vai significar mais qualidade de vida e menos tempo gasto nos deslocamentos para cerca de 210 mil pessoas que utilizam o sistema diariamente, além de outras 50 mil que passarão a utilizar o transporte por meio da Linha 2.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional
“Quando chegamos ao Ministério do Desenvolvimento Regional, buscamos, mesmo nesse quadro de escassez fiscal, mesmo com as dificuldades que o Brasil enfrenta, apresentarmos uma alternativa para, finalmente, resolver a questão do Metrô. E essa situação aconteceu. É assim que trabalhamos nesse País. Sem mentira, sem enganação, sem falácias, sem propaganda enganosa. A favor do povo brasileiro e fazendo o que deve ser feito a favor daqueles que mais precisam.”
LOC.: Além dos recursos do Governo Federal, o Governo de Minas Gerais vai aportar outros quatrocentos e vinte e oito milhões de reais. Os investimentos totais estão estimados em três bilhões e setecentos milhões de reais e serão complementados pela iniciativa privada, que terá o direito de explorar os serviços.
Também presente ao anúncio dos investimentos, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, comemorou que a expansão do Metrô de BH finalmente vai sair do papel.
TEC./SONORA: Romeu Zema, governador de Minas Gerais
“Esse investimento no Metrô, finalmente, se torna uma realidade. É uma melhoria e ampliação no transporte que vai torná-lo mais rápido e de melhor qualidade.”
LOC.: Para saber mais sobre essa e outras ações de mobilidade urbana do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo