Irrigação - Foto: Seagri-BA
Irrigação - Foto: Seagri-BA

Mapa lança Programa de Fomento à Agricultura Irrigada no Nordeste

Iniciativa oferece crédito a pequenos e médios produtores rurais, para aquisição de equipamentos de irrigação mais eficientes

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco do Nordeste (BNB) lançam Programa de Fomento à Agricultura Irrigada no Nordeste. A meta é ampliar a área de agricultura irrigada na região em 80 mil hectares até 2024 e modernizar 8 mil hectares de sistemas de irrigação obsoletos. Além dos estados do Nordeste, o programa vai beneficiar o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.

A iniciativa é feita pelo crédito Profinor do BNB aos pequenos e médios produtores rurais, para que possam adquirir e instalar equipamentos de irrigação mais eficientes e sistemas de energia alternativa. Ao todo, o montante destinado aos créditos soma R$ 900 milhões provenientes de Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), BNB Agro Inovação e Pronaf, com taxas de juros que variam de 4,38% a 4,78% ao ano, dependendo do produtor e com bônus de adimplência.

Definição de agricultor familiar é alterada pelo Governo

Brasil habilita 136 estabelecimentos para exportar produtos de origem animal no primeiro trimestre, diz Ministério da Agricultura

Através do Programa é possível fazer: aquisição de sementes e mudas para cultivos irrigados; implantação das culturas sob irrigação; aquisição de insumos para áreas irrigadas; aquisição de equipamentos de irrigação, bombas e sistemas de adução de água; construção de barramentos e açudes para acúmulo de água para irrigação; financiamento de sistemas/equipamentos para manejo da agropecuária irrigada; sistema de energia de fontes alternativas e convencionais; custeio agrícola.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.