LOC.: A Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal de Manaus reforçam a importância da imunização para o controle da Covid-19. Setenta e quatro pontos estão disponíveis para quem quiser atualizar o esquema vacinal contra a doença. Começa nesta segunda-feira (12) e vai até sexta-feira (16). Todas as unidades serão gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e serão distribuídas por toda a cidade, conforme a lista que está disponível nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Ao procurar uma unidade de saúde para atualizar o esquema vacinal, as pessoas devem apresentar documento de identidade com foto, Cadastro de Pessoa Física ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina. Menores de 12 anos devem ir acompanhados pelos pais ou responsáveis para tomar a vacina.
A médica infectologista na Quality Life Clinic Joana D’arc recomenda que a imunização seja feita periodicamente, para que a evolução do vírus não se torne um problema para a população.
TEC./SONORA: Joana D’arc, médica infectologista na Quality Life Clinic.
“Quando você faz o reforço, é como se fosse uma amplificação da sua imunidade. E com isso, a gente reduz a possibilidade de novos surtos, de novas epidemias e de seleção de novas variantes."
LOC.: De acordo com a Secretaria de Saúde de Manaus, nove das 74 unidades de saúde que ofertam a vacinação contra a Covid-19 irão funcionar em horários ampliados, das 8h da manhã às 20h da noite, com pelo menos uma unidade de cada zona distrital de saúde.
Deste modo, irá facilitar o acesso para quem trabalha em horário comercial e deseja se imunizar. Além disso, a rede municipal oferece em outros estabelecimentos o serviço no horário regular, das 08h da manhã às 17h.
As pessoas podem consultar sua situação vacinal e conferir quais doses podem ser tomadas, por meio da plataforma on-line Imunizar Manaus no www.imuniza.manaus.am.gov.br.
Reportagem, Johnson Nascimento