Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 17 de Abril de 2022, 02:08h, atualizado em 16 de Abril de 2022, 18:12h
LOC.: A agilidade do Pix já chegou na administração pública. Em Manaus, os motoristas autuados podem realizar o pagamento da guia de recolhimento via Pix, que já vem disponibilizado com um QR Code no próprio documento de notificação de penalidade.
As opções tradicionais para quitar a multa nos pontos de estabelecimentos comerciais, ou no cartão de crédito em 12 vezes, continuam valendo.
Em Jataí, em Goiás, a Secretaria de Fazenda anunciou na última quarta-feira, que os contribuintes já podem pagar tributos e taxas municipais via Pix. O pagamento também se dá a partir da leitura de um QR Code, que será impresso nas guias de recolhimento emitidas pela internet ou pelo atendimento presencial no prédio do Centro Administrativo.
Para pagar, basta abrir o aplicativo do banco e apontar o celular para o QR Code, que será lido pela câmera do celular.
Também é possível usar o Pix para comprar passagem antecipada para o transporte coletivo. O recurso está disponível na cidade de Joinville, em Santa Catarina, nas bilheterias dos terminais, na Passebus e nas empresas Gidion e Transtusa.
O Pix é aceito tanto para compra quanto para recarga de vale transporte, Cartão Ideal e cartões renováveis. As passagens embarcadas compradas dentro dos ônibus não poderão ser pagas com Pix.
O Pix já está tão popular na administração pública, que a Companhia Energética de Minas Gerais está com promoção Conta com Pix. A iniciativa proporciona dois anos de contas pagas para 20 clientes da companhia que efetuaram o pagamento da fatura de energia por meio do Pix e que se cadastraram no site da iniciativa.
O primeiro sorteio foi realizado no dia 30 de março e os próximos estão marcados para os dias 13 e 30 de abril e 14 e 28 de maio.
Para concorrer, basta pagar a conta pelo Pix por meio de qualquer aplicativo bancário. Depois, é só cadastrar os dados no site cemig.com.br/contacompix.
Reportagem, Paloma Custódio.