Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

PIB agropecuário deve crescer 3,2% em 2021, projeta Ipea

Mesmo com melhora das estimativas para a lavoura, a pecuária deve ter uma redução de 2,8%, principalmente por causa da queda de 6,3% prevista para a produção de carne bovina

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário foi revista de 2% para 1,5%, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para 2021, a análise revela que a projeção aponta para um crescimento de 3,2%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25). 

Segundo o levantamento, mesmo com melhora das estimativas para a lavoura, de 3% para 3,6% este ano, a pecuária deve ter uma redução de 2,8%, principalmente por causa da queda de 6,3% prevista para a produção de carne bovina.

O desempenho para o PIB agropecuário 2020 deve ser sustentado principalmente pela lavoura. Este ano, o destaque é para o aumento da produção de soja, que teve crescimento de 5,9%; do arroz, com salto de 7,3%; e do trigo, com elevação de 41%. Esses dados constam no levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do IBGE

Agricultores familiares do Nordeste vão ter oferta de serviços de consultoria agrícola online

2020 pode ser o ano mais verde da história dos registros de defensivos agrícolas

Produção de açúcar deve alcançar quase 40 bi de toneladas nesta safra, estima Conab

Para o próximo ano, a estimativa do Ipea é de crescimento de 3,2% no PIB da lavoura e 5% no da pecuária. É esperada uma alta na produção de milho de 9,1%, e a de soja 10,5%, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já para a pecuária, a projeção é de recuperação em todos os segmentos, liderados pelo crescimento de 6,3% da carne bovina.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.