Economia - Inflação·07 de agosto de 2020

Inflação no mês de julho é a maior desde 2016

Alta foi puxada pelos preços da gasolina e da energia, registrando alta de 0,36%

Por Jalila Arabi
Ouvir · 00:02:48

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O preço da gasolina e da energia elétrica influenciaram na inflação de julho, que ficou em 0,36%. A taxa é a maior para um mês de julho desde 2016, quando registrou 0,52%. Se comparado a junho, o aumento foi de 0,10 ponto percentual. 

Os dados compõem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, divulgados nessa sexta-feira (7). No acumulado do ano de 2020, o indicador é de 0,46%. Em julho do ano passado, a taxa foi de 0,19%.   

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, seis apresentaram alta no mês de referência. O maior impacto vem do setor de Transportes, que teve alta de 0,78%. Entre os itens, a gasolina colaborou com o maior impacto individual (0,16 p.p.) no IPCA do mês, com alta de 3,42%. 

Ainda de acordo com os dados, óleo diesel (4,21%), etanol (0,72%) e gás veicular (0,56%) também subiram, levando o grupo dos combustíveis a um resultado de 3,12%. As passagens também tiveram alta. No Rio de Janeiro, a alta no valor do tíquete do metrô, que foi de 3,31%, contribuiu com o indicador.   

O grupo Habitação teve alta de 0,80% nos preços, que mostrou avanço em relação a junho. Nesse setor, a segunda maior contribuição individual para o IPCA do mês (0,11 p.p.) foi o item energia elétrica, que variou 2,59%. Das 16 regiões pesquisadas, 13 apresentaram aumento, reflexo de reajustes tarifários em várias capitais.

O grupo de Alimentação e bebidas apresentou estabilidade no mês de julho, variando apenas 0,01%. Entre os grupos que apresentaram quedas nos preços, o destaque foi para o grupo de Vestuário, que apresentou a maior taxa negativa de julho, com -0,52%. Esse foi o 3º mês consecutivo de queda do grupo, que em maio registrou -0,58%, e em junho, -0,46%. 

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília. 

A base de cálculos para o mês de julho foi a comparação de preços no período de 1º a 28 de julho de 2020 (referência), com os preços vigentes no período de 29 de maio a 30 de junho de 2020 (base).

A pesquisa completa está no site ibge.gov.br.

SOBRE

Jalila Arabi

Jornalista formada há 15 anos e pós-graduada em língua portuguesa, com experiência em redação, rádio e assessoria de imprensa. Antes de ingressar na redação do Brasil61, passou por importantes órgãos, como Inep/ MEC, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Frente Nacional de Prefeitos e Federação Nacional dos Policiais Federais, além de realizar cobertura dentro do Congresso Nacional. Experiência também em gerenciamento de crise, redação, edição e revisão de textos, produção de conteúdo de rádio e assessoria.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Inflação

Ver editoria completa
t-page