Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Consulta pública pode trazer mudanças da política de tecnologia da informação do SUS

População pode sugerir alterações no programa até a próxima segunda-feira (31)

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Termina nesta segunda-feira (31) a consulta pública para a revisão do texto que estabeleceu a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Criado em 2015 pelo Governo Federal, o programa tem o objetivo de fortalecer o uso da tecnologia de informação nos processos de trabalho em saúde e definir princípios e diretrizes no dia a dia de entidades do SUS e de instituições ligadas ao Ministério da Saúde.

Por meio de um formulário eletrônico disponível no site do Ministério da Saúde, os cidadãos podem sugerir mudanças na legislação sobre o tema e também ter acesso ao texto-base do programa. O assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Diogo Demarchi afirma que a consulta pública tem como principal intuito compreender as demandas da população em relação ao acesso da tecnologia em saúde.

“Houve uma discussão técnica entre os gestores da saúde e o texto que foi colocado em consulta tem como foco o cidadão. Além disso, existe ajuda da área acadêmica e de profissionais da saúde.”

Recursos enviados aos estados para combater a pandemia são detalhados pelo Ministério da Saúde

MS cria estratégias para reabastecimento de medicamentos contra Covid-19

Dados

O assessor técnico do Conasems ressalta que as informações coletadas pelo SUS precisam ser aprimoradas, pois muitas vezes esses dados são reunidos sem nenhum tipo de contexto. De acordo com uma atualização da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde, esses dados podem ser aprimorados. “O Sistema Único de Saúde (SUS) tem inúmeros dados, mas boa parte deles não é colocada em um contexto adequado para a tomada de decisões [por parte de gestores públicos]”, explica. 

Segundo o Ministério da Saúde, todas as sugestões recebidas serão analisadas pelo Datasus ao término da consulta pública e a proposta final será submetida à avaliação das Instâncias Colegiadas de Governança do SUS.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.