Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Covid-19: TCU solicita ao governo federal plano para vacinação da população; documento deve ser entregue em 15 dias

Tribunal também quer que Pró-Brasil selecione projetos que ajudem a combater o vírus

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com o avanço das buscas por uma vacina contra a covid-19, o Tribunal de Contas da União (TCU) demandou do governo federal um plano estruturado para permitir que a população seja vacinada. A demanda foi feita durante a análise do 3º relatório de acompanhamento das ações contra a crise, pelo ministro do TCU, Vital do Rêgo. 

SUS vai adotar vacina para a Covid-19 que estiver pronta primeiro, diz MS

Covid-19: Menor burocracia poderia ter agilizado início dos testes da vacina no Brasil, defendem especialistas

O tribunal determinou à Casa Civil que envie em 15 dias um relatório do que já foi planejado para permitir a produção ou compra das doses da vacina. Também foi solicitado o plano para a campanha de vacinação, indicando os riscos e o que o governo vai fazer caso as ameaças no processo realmente ocorram. 

O plano Pró-Brasil, que prevê a realização de obras como forma de movimentar a economia, também foi comentado pelo TCU. Para o tribunal, um dos critérios de seleção dos projetos que serão apoiados pelo governo deve ser a redução de contaminação e de mortes causadas pela pandemia de Covid-19. Hoje, os critérios são: gerar empregos, movimentar a economia e rapidez na conclusão: o projeto precisa ser finalizado até 2022.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.