Chamada para projetos de eficiência energética em hospitais entra em consulta pública

ANEEL oferece incentivo para instalação de geradores solares e melhoria da rede elétrica de hospitais

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abre nesta sexta-feira (14) a Consulta Pública para que a sociedade possa avaliar a Chamada de Projetos de Eficiência Energética Prioritário. A chamada é voltada ao aprimoramento de instalações de hospitais públicos ou beneficentes.

O programa tem como objetivo incentivar o uso racional de energia, apoiando projetos como a instalação de geradores de energia solar nos hospitais. Também são apoiados projetos de diagnóstico das instalações elétricas, a troca de aparelhos de ar-condicionado e de lâmpadas por outros de menor consumo, como LED.

Mais barato, gás natural pode substituir diesel na geração de energia elétrica em Roraima

De acordo com a ANEEL, as instalações elétricas da maioria dos hospitais está antiga e precisa ser trocada, o que demanda recursos extras.

O Programa de Eficiência Energética (PEE) é regulado pela ANEEL e aplicado pelas distribuidoras de energia em todo o território nacional. São distribuídos R$ 570 milhões por ano para os projetos - é a maior fonte de recursos para eficiência energética no Brasil.

A proposta será desenvolvida em duas fases: na primeira serão feitos diagnósticos energéticos em larga escala. Na segunda fase, serão implementadas as ações de eficiência. O prazo para conclusão é de 36 meses.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.