• Data de publicação: 28 de Fevereiro de 2019, 17:12h
LOC.: Mesmo com todas as obrigações da vida de astronauta, eles ainda precisam de tempo para se divertir. Alunos da escola SESI Paratibe de Paulista (PE) fizeram uma pesquisa e descobriram que os viajantes espaciais têm seis horas livres todos os dias. Então, em resposta à um desafio proposto pelo Torneio de Robótica organizado pelo SESI em parceria a fabricante de brinquedos LEGO, a equipe Legomito criou um jogo de cartas.
A ideia é que, além da diversão, os astronautas estimulem o cérebro com as perguntas que encontram nas cartas. As perguntas são de conhecimentos gerais e têm relação com o mundo inteiro, porque pode ser que a nacionalidade dos pesquisadores espaciais seja de qualquer lugar na Terra.
A técnica da equipe, professora Carina Oliveira, conta que esse trabalho foi muito importante para o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula, e também para aprofundarem os conhecimentos em robótica e estimularem a criatividade, porque além da pesquisa científica, eles precisaram criar um protótipo de robô com peças LEGO.
TEC./SONORA: Carina Oliveira, professora
“Eles aprendem a interagir uns com os outros, porque a gente tem na mesma equipe alunos de diferentes turmas, salas, faixa etárias, de ensino médio e fundamental. Eles interagem entre si, são bem entrosados no Core Value, no projeto e na montagem do robô.”
LOC.: Herick Lopes, de 14 anos, aproveitou o momento para aprender a liderar uma equipe, aprender mais sobre programação e montagem de robôs, e está na expectativa de chegar ao campeonato mundial.
TEC./SONORA: Herick Lopes, estudante
“Essa experiência foi muito boa, porque se você for visar pelo conceito técnico eu tinha muito conhecimento na parte de programação dos robôs. Só que esse ano eu tive uma aproximação com montagem, e eu sei um pouco das duas áreas. A gente passou por algumas dificuldades financeiras e também de poder ir treinar, mas eu gostei muito.”
LOC.: O superintendente do SESI em Pernambuco, Nilo Simões, estava na organização na etapa regional do torneio em Pernambuco. Ele defende que esse torneio também vai ajudar a indústria no futuro.
TEC./SONORA: Nilo Simões, superintendente do SESI em Pernambuco
“É um grande estimulador de iniciativas, de criação de inovações e tudo o que a nossa indústria precisa. É um mecanismo que ajuda a preparar esses jovens para o mercado de trabalho. Para nós que estamos trabalhando com a Indústria 4.0, isso vem de encontro com a necessidade hoje.”
LOC.: A final do Torneio SESI de Robótica será entre os dias 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro. Os alunos que forem selecionados, serão finalistas da competição mundial em Houston, nos Estados Unidos.
Reportagem, Sara Rodrigues