• Data de publicação: 28 de Fevereiro de 2019, 17:03h
LOC.: Pela primeira vez, a equipe de robótica do SESI de Curitiba se prepara para a etapa nacional do Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League, que será realizado em março, no Rio de Janeiro (RJ). A Esquadrão Lego, formada por dez alunos do ensino médio, criou uma bala que para diminuir a erosão dentária e controlar o estresse sofrido por astronautas durante as missões espaciais.
Sofia Guimarães, 15 anos, integrante da equipe, explica que depois de muito pesquisarem, ela e os colegas chegaram à produção de uma bala neutralizadora de PH bucal obtida a partir de cascas de banana, a Balanana.
TEC./SONORA: Sofia Guimarães, estudante
“A bala vai ser feita com a casca de banana porque a casca de banana é descartada facilmente. E como a casca é descartada, ninguém sabe quais benefícios ela oferece. Um dos benefícios é que vai ajudar na liberação do triptofano, que é um aminoácido, que vai ajudar a liberar a serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer.”
LOC.: O professor do clube de robótica do SESI e técnico da equipe, Lucas Hohmann, destaca que o torneio ajuda a ampliar o conhecimento e a desenvolver empatia e autonomia dos jovens, além de já prepará-los para o mercado de trabalho.
TEC./SONORA: Lucas Hohmann, técnico
“Tenho certeza que quando eles chegarem no mercado de trabalho vão estar extremamente preparados. Alunos que têm esse torneio no currículo tem chances altíssimas de entrarem em boas empresas. É um tipo de trabalho muito valorizado.”
LOC.: O SESI é o responsável pela realização do torneio no Brasil. O objetivo da competição é fazer com que os estudantes conheçam o mundo da ciência e tecnologia de uma forma divertida, a partir da construção e programação de robôs feitos com peças de Lego.
Reportagem, Aline Dias