Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

PE: consumo e irrigação de água serão viabilizados em cerca de 800 propriedades

Recurso hídrico virá do reservatório de Muquém, localizado na cidade de Floresta.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

As águas do Rio Francisco vão chegar à Barra do Juá, em Pernambuco, onde vão viabilizar o consumo e a irrigação em cerca de 800 propriedades. O recurso hídrico virá do reservatório de Muquém, localizado na cidade de Floresta.

Francisco Igor Nunes, secretário Nacional de Segurança Hídrica substituto, destaca a importância da liberação das águas.

"Demos início à liberação das águas da Barragem de Muquém para Barra do Juá. A Barragem de Muquém, que faz parte do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. As águas liberadas serão utilizadas no uso difuso e irrigação, contribuindo para a geração de renda e emprego na bacia hidrográfica beneficiada."

Esta é mais uma etapa concluída do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que conta com mais de 97% de avanço operacional nos eixos norte e leste. 

Desde 2017, o Eixo Leste fornece água em quantidade e qualidade para mais de 1 milhão e 400 mil pessoas em 57 municípios, sendo 21 em Pernambuco e 36 na Paraíba.

Para saber mais sobre o projeto e outras ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.