Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Novo perfil da plataforma Gov.br facilita o acesso a informações para aposentados

Com o novo recurso, aposentados terão acesso mais fácil a informações e documentações de seu interesse


O governo federal criou um novo perfil, dentro da plataforma Gov.br, para os aposentados e pessoas próximas à aposentadoria conseguirem ter acesso mais fácil e rápido a serviços e informações de interesse. 

O novo perfil para os aposentados do INSS é formado por oito momentos:

Preparando a documentação - o usuário encontra os principais serviços que podem ajudá-lo a reunir a documentação complementar para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Solicitando a aposentadoria - o usuário consegue solicitar a aposentadoria por diversos motivos, como por idade ou por deficiência.

Vida de aposentado - contém três segmentos, onde ele encontra serviços de atualização de cadastro, emissão de extratos e certidões sobre a aposentadoria e também informações de solicitações e saques do benefício.

Aumento do Auxílio Brasil injetaria mais de R$ 10 bi na economia do Nordeste, região mais beneficiada pelo programa

Tecnologia facilita acesso de clientes a financiamentos e outros serviços bancários

Aposentado no exterior - caminho para acessar serviços como atualização de dados e solicitação de revisões de benefícios.  

Comunicado de falecimento - o responsável pelo aposentado consegue comunicar o falecimento do mesmo; solicitar certidões para saques dos benefícios disponibilizados pelo governo, como o PIS, PASEP e FGTS. O responsável também consegue fazer a solicitação de valores que não foram recebidos até o momento do óbito do beneficiário e registrar óbito no exterior.  

Pensão por morte, sucessão e transferência - o responsável pelo beneficiário pode solicitar a pensão por morte, sacar o FGTS e obter anotações de transferência de titularidade de documentos.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O governo federal criou um novo perfil, dentro da plataforma Gov.br, para os aposentados e pessoas próximas à aposentadoria conseguirem ter acesso mais fácil e rápido a serviços e informações de interesse para esse público. 

O novo perfil para os aposentados do INSS é formado por oito itens: preparando a documentação é o primeiro, onde o usuário encontra os principais serviços que podem ajudá-lo a reunir o necessário para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Também há os itens solicitando a aposentadoria, vida de aposentado e aposentado no exterior, com as informações necessárias ao beneficiário. 

Em comunicado de falecimento e Pensão por morte, sucessão e transferência, o responsável pelo beneficiário pode solicitar os serviços necessários.

Reportagem, Sophia Stein