Data de publicação: 18 de Novembro de 2021, 19:35h, atualizado em 19 de Novembro de 2021, 20:54h
LOC.: Neste sábado (20), vai ser realizado o “Dia D” da Mega Vacinação contra a Covid-19 - que é considerada pelo Governo Federal, como a maior campanha da história brasileira. Diversas salas de vacinação por todo o país estarão abertas para aplicar qualquer uma das doses: a primeira, a segunda ou a dose de reforço.
Buraq Salameh tem 33 anos e é empresário em São Paulo. Por lá, ele conta que toda a família e os amigos mais próximos já estão protegidos com as duas doses da vacina e acredita que a dose de reforço vai trazer mais segurança.
TEC./SONORA: Buraq Salameh, empresário
“Eu tomei duas doses da CoronaVac, aqui em São Paulo. Agora estou aguardando para tomar a terceira dose, a de reforço. Acho que vou estar mais protegido com a terceira dose da vacina e também no futuro.”
LOC.: Para chamar a atenção para o Dia D, o Ministério da Saúde vai promover eventos simultâneos em seis capitais em todas as regiões do País: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Manaus (AM), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Salvador (BA).
Para o secretário de Saúde do Distrito Federal, general Pafiadache, essa campanha de vacinação tem o potencial de melhorar a forma como o trabalho é realizado.
TEC./SONORA: General Pafiadache, secretário de Saúde do DF
“O dia D, dia 20 agora, vai ser fundamental. E eu acho que vamos ter algumas experiências que poderemos utilizar em melhorias do processo. Não imagino que, aqui em Brasília, vamos ficar em só um dia D de vacinação, talvez tenhamos que fazer mais na busca do nosso público que ainda não se vacinou.”
LOC: O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que essa é uma das campanhas de vacinação mais bem sucedidas do mundo e que tem vacinas para todos que precisam.
TEC./SONORA: Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
“A todos os brasileiros que ainda não foram tomar a segunda dose, que procurem as salas de vacinação, as unidades de saúde ou as estratégias usadas em cada município. Essas doses estão disponíveis para você. Então você tomando a segunda dose ficará mais protegido contra a Covid-19 e ajudará o Brasil a superar essa crise sanitária.”
LOC.: A Mega Vacinação contra a Covid-19 começa neste sábado e continua de segunda a sexta-feira da próxima semana.