Data de publicação: 16 de Novembro de 2021, 18:00h, atualizado em 16 de Novembro de 2021, 18:59h
LOC: A partir do próximo sábado (20), os postos de vacinação em todo país estarão preparados para vacinar uma quantidade maior de brasileiros contra a Covid-19. Agora, a dose de reforço contra o novo coronavírus pode ser aplicada em todas as pessoas maiores de 18 anos e que tenham tomado a segunda dose há, pelo menos, cinco meses.
De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, as pesquisas realizadas em parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade de Oxford, na Inglaterra, já apresentaram dados suficientes para que o Governo Federal possa recomendar a aplicação de uma dose extra da vacina contra a Covid-19 e em tempo menor do seis meses.
TEC./SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
“Graças às informações dos estudos científicos de efetividade [da vacina], nós decidimos ampliar essa dose adicional, dose de reforço, para todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado essa segunda dose a mais de cinco meses. Nós temos doses de vacinas suficientes para garantir que essas vacinas cheguem a todas as 38 Unidades Básicas de Saúde do Brasil”.
LOC: E um dos públicos que está mais atrasado em relação à segunda dose são os jovens, como explica a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Melo.
TEC./SONORA: secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Melo.
“Nós observamos que uma faixa etária mais jovem, dos 25 aos 34 anos, estão perfazendo um quantitativo expressivo de pessoas que não foram tomar a segunda dose. Nós queremos que toda essa população, de fato, tenha seu esquema vacinal completo para se ter os benefícios da proteção”.
LOC: Segundo as informações do Ministério da Saúde, cerca de 21 milhões de pessoas precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose.