
Voltar
LOC.: Mais de VINTE E CINCO MIL E TREZENTAS escolas do país estão com pendências para receber os recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE, e em suas Ações Integradas.
Todos os estados brasileiros possuem questões a serem resolvidas no programa, sendo que as regiões Sudeste e Nordeste possuem o maior número de instituições com pendências.
Os dados são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e correspondem até o dia 25 de setembro.
Apenas a região Sudeste possui mais de OITO MIL unidades escolares com irregularidades, com mais da metade localizadas no estado de São Paulo. Entre os municípios paulistas com mais escolas com pendências estão: Campinas e Osasco.
Já no Nordeste, os nove estados somam mais de SETE MIL E SETECENTAS instituições com necessidades de soluções acerca do PDDE. Só na Bahia são 2.066 escolas; no Maranhão, 1.464 e em Pernambuco 970. Entre os municípios com pendências no cadastro estão Feira de Santana (BA), Tutóia (MA) e Olinda (PE).
O PDDE disponibiliza recursos financeiros de forma suplementar para atender as necessidades prioritárias das escolas.
Os valores são destinados a melhorias em infraestrutura física e pedagógica, como destaca o consultor de orçamento Cesar Lima:
TEC./SONORA: Cesar Lima, assessor de orçamento
“Tal qual o PNAE que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa Nacional de Transporte Escolar também, o PDD é um dinheiro que é depositado diretamente nas contas das escolas públicas, estaduais, municipais, federais, para custeio das suas atividades, melhoria das suas instalações físicas e também dos seus recursos pedagógicos.”
LOC.: As unidades de ensino de todo o país têm até o dia 31 de outubro para resolver eventuais irregularidades e garantir o recebimento dos recursos.
O FNDE disponibilizou um boletim informativo para orientar as instituições sobre a regularização. O material tem um passo a passo para consulta no PDDE Info, com tutorial que permite identificar a situação da escola ou da rede de ensino a partir do número de inscrição no CNPJ ou do código INEP.
O boletim pode ser acessado em www.gov.br/fnde.
Em nota, o FNDE destacou que a previsão para 2025 é de UM BILHÃO E CEM MILHÕES DE REAIS para o PDDE Básico, TREZENTOS E SESSENTA E NOVE MILHÕES milhões para o PDDE Equidade e QUATROCENTOS E CINQUENTA MILHÕES para o PDDE Qualidade.
Reportagem, Bianca Mingote