LOC: Cooperativas de catadores de materiais recicláveis podem se inscrever para atuar nas unidades do Banco da Amazônia, o BASA. A instituição abriu um edital para selecionar cooperativas que façam a coleta e destinação dos resíduos sólidos secos gerados no banco - papel, papelão, plásticos, metais, vidros e madeira. As inscrições vão até o dia 29 de julho.
O Brasil descarta cerca de 82,5 milhões de toneladas de resíduos todos os anos. Apenas 3% desse total é reciclado. O gerente executivo de Patrimônio e Gestão de Contratos do Banco da Amazônia, Edson Braga, explica que a ideia é reduzir o descarte inadequado de resíduos.
TEC./SONORA: Edson Braga, gerente executivo de Patrimônio e Gestão de Contratos do Banco.do Banco da Amazônia.
“É um projeto dentro do Amazônia Recicla que o banco tem um projeto aqui interno. No qual ele distribui esvaziando para coleta seletiva do nosso público de empregados terceirizados que cuidam da limpeza são orientados para que façam isso. Os empregados do banco, a utilização adequada do papel, a separação do lixo orgânico. Isso aqui foi feito uma campanha aqui dentro. Então é esse chamamento é uma das ações para que o projeto seja efetivamente implementado.”
LOC: O banco da Amazônia possui 127 unidades na Amazônia legal, além de uma agência em São Paulo e outra em Brasília. A ideia é que cada local tenha ao menos uma cooperativa que possa se beneficiar da separação do lixo.
Apenas na sede do banco em Belém, no Pará, foram geradas e coletadas 36 toneladas de resíduos nos últimos cinco anos. Uma das cooperativas que recolheu parte desse material foi a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Resíduos Sólidos da Amazônia, que reúne 10 famílias de Belém. Davi dos Santos, presidente da cooperativa, conta que trabalha com coleta de resíduos desde 2014 e que o trabalho é rentável.
TEC./SONORA: Davi dos Santos, catador e presidente de cooperativa
“É uma grande oportunidade para todas as cooperativas para que elas possam vir e ser agraciadas também. Com a coleta seletiva do Banco da Amazônia que com certeza vai ser rentável e sustentável não só pro banco, mas para as cooperativas.”
LOC: Os detalhes sobre a participação podem ser conferidos no edital, disponível no site do banco da Amazônia. Após a triagem, o banco vai assinar contrato com as cooperativas. Dúvidas podem ser encaminhadas para o Comitê de Licitações, pelo endereço de e-mail: licitacoes sem cedilha e sem til @basa.com.br.
Reportagem, Angélica Cordova