Data de publicação: 03 de Maio de 2022, 07:43h
LOC.: O crescimento foi de 75 vezes em 3 anos em 2019 foram coletadas 16 toneladas de resíduos eletrônicos no país em 2021, o número subiu para 1.200 toneladas. O “boom” foi graças ao aumento de locais exclusivos para coleta de lixo eletrônico, entre 2010 e 2018 eram apenas 70 pontos em todo o país. Hoje, são 3.400 em mais de 1.200 municípios. Até 2025, o governo espera que sejam pelo menos 5 mil pontos espalhados pelo brasil. As informações são do secretário de qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente André França.
TEC./SONORA: André França, secretário de qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente
“Nesses cinco anos serão atendidos todos os municípios com 80 mil habitantes…”
LOC.: O decreto que estabelece normas para implantação do sistema de logística reversa, de janeiro de 2020, prevê um plano, com data para que cada cidade receba ao menos um ponto de coleta. Mas, os municípios podem adiantar o processo.
TEC./SONORA: André França, secretário de qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente
“Os municípios podem facilitar o programa entrando em contato com uma das entidades gestoras que operacionalizam o programa…”
LOC.: Foi o caso da capital de Roraima, Boa Vista. Pelo decreto, a cidade só receberia o ponto de coleta no ano que vem, a prefeitura fez contato com o governo federal e o ponto começou a funcionar no último dia 29. O secretário adjunto do Meio Ambiente, Alexandre Pereira dos Santos, explica os benefícios pra cidade.
TEC./SONORA: Alexandre Pereira dos Santos, secretário adjunto do meio ambiente de Boa Vista
“traz geração emprego e renda… reduz impactos no meio ambiente”
LOC.: Uma das entidades gestoras que cuidam da reciclagem nesses pontos espalhados pelo país é a ABREE, Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. O presidente da associação é o Sergio Mauricio.
TEC./SONORA: Sergio Mauricio, presidente ABREE
“Hoje são 54 empresas que representam 186 marcas de produtos das mais diversas naturezas...”
LOC.: Além de evitar poluição ao solo, água, e camada de ozônio, a reciclagem também gera empregos. Segundo a ONU, são pelo menos 3 milhões de empregos voltados ao meio ambiente no Brasil.
Reportagem, Nohlan Hubertus