LOC.: A vacinação contra a gripe nos estados da região Norte foi antecipada pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, a adequação da vacinação contra influenza ao período do “inverno amazônico” visa reduzir complicações e mortalidade decorrentes das infecções pelos vírus da influenza na região. Durante esse período, há maior circulação viral e de transmissão da gripe na região. A estimativa para a campanha na região é de que 6,6 milhões de pessoas sejam imunizadas. A campanha segue até o dia 15 de dezembro e o dia D de mobilização para a vacina está previsto para 25 de novembro.
O médico infectologista Werciley Júnior alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe.
TEC./SONORA: Werciley Júnior, médico infectologista
“A vacinação sempre tem que ser incentivada nesse sentido, para aumentar a adesão das pessoas. A gente sabe que aumentar principalmente a população de risco é o foco: crianças menores que 5 anos, imunocomprometidos, pessoas que já tem baixa imunidade e pessoas idosas. Essa é uma população que tem que receber vacina. Então, a única maneira de prevenir, além da vacinação habitual, seria de as pessoas fazer higiene. Quem estiver gripado, evitar frequentar aglomerações, fazer higiene de mãos e proteção também”.
LOC.: Dentre os principais sintomas da influenza estão: dor no corpo, febre, coriza, tosse, podendo evoluir com sinusite até pneumonia. A intensidade e variação dos sintomas podem depender do quadro clínico e da imunidade de cada pessoa. O infectologista ressalta ainda que a população deve ficar atenta aos primeiros sinais da infecção para tomar as providências.
TEC./SONORA: Werciley Júnior, médico infectologista
“A população também tem que ficar alerta aos primeiros indícios de sintomas para que possa usar a medicação chamada Oseltamivir, que pode fazer o bloqueio também dos quadros graves”.
LOC.: Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, a vacinação contra a gripe acontece no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Na região Norte vai acontecer no segundo semestre.
Reportagem, Landara Lima.