LOC.: Mais de 20 milhões de contribuintes já entregaram a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, de acordo com a Receita Federal. A expectativa é que 39 milhões e meio de declarações sejam feitas até o dia 31 de maio, prazo final de entrega. Para o mesmo dia, está previsto o primeiro lote de restituição do imposto.
A quem ainda não entregou a declaração, o contador e diretor executivo da NTW Resende, Leonardo Oliveira, recomenda que a faça o quanto antes.
TEC./SONORA: Leonardo Oliveira, contador e diretor executivo da NTW Resende
“Não deixem para a última hora, pois nas últimas semanas de entrega da declaração o sistema, devido a quantidade de acessos, sofre inconsistência, é costume dele cair, ficar offline. E pra quem perder o prazo vai ter o pagamento da multa. O valor mínimo da multa é R$ 165,74 ou 20% do imposto a pagar.”
LOC.: Sobre a restituição, Leonardo Vieira explica que os trabalhadores com carteira assinada têm o pagamento do imposto antecipado, o chamado imposto retido na fonte. Quando a empresa paga o salário do colaborador, já desconta o valor e entrega para a Receita Federal. E a declaração serve para ajustar esses valores.
TEC./SONORA: Leonardo Oliveira, contador e diretor executivo da NTW Resende
“Se você pagou um valor maior do que deveria, você tem imposto a restituir. Se você pagou, ao longo do ano, um valor menor do que deveria, você faz um complemento. Ou seja, você tem imposto de renda a pagar. E por isso que tem a restituição do imposto de renda. Quando você paga mais imposto do que deveria e aí a Receita Federal, através da declaração do imposto de renda, restitui esse valor para o contribuinte.”
LOC.: De acordo com o calendário de restituição do IR, o primeiro lote deve ser pago no dia 31 de maio; o segundo em 30 de junho; a data prevista para o terceiro lote é 31 de julho; o quarto lote no dia 31 de agosto; e o quinto e último lote deve ser pago no dia 29 de setembro. No site da Receita Federal, está disponível um passo a passo para fazer a declaração.
Reportagem, Fernando Alves