Data de publicação: 27 de Janeiro de 2023, 04:00h, atualizado em 26 de Janeiro de 2023, 20:30h
LOC.: Após três adiamentos, o Censo 2022 tem previsão de ser concluído este mês. Em fevereiro e março, será feito o processo de revisão, controle de qualidade e apuração do Censo. Segundo o IBGE, o resultado vai ser divulgado em abril.
Segundo o especialista em orçamento público, César Lima, o atraso do Censo impacta o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para diversas prefeituras do país.
TEC./SONORA: Especialista em orçamento público - César Lima
“Então nós temos municípios que nesse período tiveram um aumento significativo na sua população e não estão recebendo devidamente os recursos do fundo de participação dos municípios. Os estados também podem estar perdendo em relação ao fundo de participação dos estados e aqueles municípios que tiveram uma diminuição significativa podem estar recebendo indevidamente. Em termos de arrecadação, o impacto maior é justamente na questão do FPM. Uma vez que a mudança de faixa pode levar a um aumento ou diminuição nos recursos do FPM."
LOC.: Segundo o IBGE, a falta de recenseadores, foi um dos motivos para a demora, o que causou o prolongamento do período da pesquisa. Até o momento, cerca de 89 milhões de domicílios foram visitados e 184 milhões de pessoas foram recenseadas.
Reportagem, Landara Lima.