LOC: A violência no Brasil recuou nos 10 primeiros meses do ano passado, como mostra um levantamento do Ministério da Justiça. Crimes como homicídio, feminicídio, lesão corporal e roubos de cargas ganham destaque como os que mais reduziram.
No Centro-oeste, o estado de Goiás se destaca com um dos mais seguros. Os números de 2023 foram divulgados num balanço feito pela Polícia Civil. Eles mostram que o roubo de veículos caiu 89,8% entre 2023 e 2018. Já os furtos tiveram redução de 85,8%. Roubo a pedestres caíram 83% nos últimos cinco anos.
O governador do estado, Ronaldo Caiado (União Brasil), é reconhecido nacionalmente por tratar a pauta da segurança como prioridade. Por isso, colhe os frutos de um trabalho integrado.
TEC/SONORA: Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás
“Chamei todos os meus responsáveis pela área da Polícia Militar, Civil, Penal, Bombeiros e disse a eles da necessidade de integração das nossas polícias. E também os apoiei fortemente na formação de batalhões especializados, avançando com isso a um ponto que hoje a sociedade reconhece a tranquilidade que é viver no estado de Goiás.”
LOC.: Para o cientista político Antônio Testa, os números são reflexo de uma política firme contra a criminalidade. O roubo de cargas no estado caiu 90,6% nos últimos cinco anos. Por se tratar de um estado geopoliticamente estratégico e grande produtor agrícola, o desenvolvimento econômico de Goiás está diretamente relacionado à segurança no campo, como explica o cientista político.
TEC/SONORA: Antônio Testa, cientista político
“Goiás está no centro do Brasil e toda a integração da infraestrutura rodoviária e da distribuição logística, passa por Goiás. E se Goiás consegue fazer segurança pública, você vai ter uma dinamização muito maior de setores de distribuição, de abastecimento, de investimentos que são atraídos para o estado. Essa política de segurança pública é decisiva para o desenvolvimento nacional.”
LOC.: Uma pesquisa divulgada na última semana mostra que o governador Ronaldo Caiado foi o mais bem avaliado do país, com 72% de aprovação. Um dos pilares do governo dele é, justamente, a segurança pública.
Reportagem, Lívia Braz