LOC.: O presidente da Frente Parlamentar do Saneamento Básico, o deputado Fernando Marangoni, do União de São Paulo, afirmou que é inadmissível 100 milhões de pessoas no país não terem coleta de esgoto, além de 35 milhões sem oferta de água. Os números citados são do Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento 2021, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
No evento de lançamento da frente, Marangoni defendeu uma discussão integrada de pautas voltadas ao desenvolvimento sustentável das cidades. O parlamentar também vai presidir as frentes do Desenvolvimento Urbano Sustentável e a dos Resíduos Sólidos.
TEC./SONORA: deputado federal Fernando Marangoni (União-SP)
“O reflexo disso é direto na vida das pessoas. Estamos falando de mais saúde, dignidade, educação. Aquela família que não tem uma moradia digna, o filho não vai bem na escola, aquela família que mora longe do trabalho, além de ter um gasto muito maior, não tem qualidade de vida. O impacto é direto dessas três frentes e a gente busca com essas três frentes trazer essa agenda legislativa com bastante peso.”
LOC.: No evento, o presidente da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, Percy Soares Neto, criticou os decretos publicados pelo governo, que modificam regras importantes estabelecidas pelo marco legal do saneamento.
TEC./SONORA: Percy Soares Neto, presidente da Abcon
“Hoje, são 17 projetos de lei de decreto legislativo que versam sobre os decretos publicados pelo governo. Acho que está claro aí a necessidade de uma discussão sobre esses textos. Eu acho que os operadores privados de saneamento hoje tem coisa para mostrar, tem resultados positivos para mostrar.”
LOC.: O objetivo da frente parlamentar é discutir temas que, direta ou indiretamente, tenham influência em relação à universalização dos serviços. O colegiado deve debater pautas como recursos hídricos, impactos do saneamento na saúde pública, dentre outros, de forma integrada às frentes dos Resíduos Sólidos e do Desenvolvimento Urbano Sustentável.
Reportagem, Fernando Alves