Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

DR. AJUDA: Facada, o que fazer quando isso acontece?

Você ou alguém que conhece já foi esfaqueado? Sabe o que realmente fazer nessa situação? Neste vídeo, o Cirurgião Geral, Diogo Garcia, fala sobre o que fazer em caso de facada

Salvar imagem

Você ou alguém que conhece já foi esfaqueado? Sabe o que realmente fazer nessa situação? Neste vídeo, o Cirurgião Geral, Diogo Garcia, fala sobre o que fazer em caso de facada.
 
Ao deparar-se com alguém que foi vítima de um ferimento por faca, a primeira ação crucial é avaliar a segurança do local, uma vez que a pessoa que causou o ferimento pode ainda representar uma ameaça. Portanto, se achar que a pessoa armada ainda está no local, não tente ajudar a vítima, é muito importante que você se proteja antes de realizar o atendimento para evitar novos acidentes.

Se você for a pessoa ferida, é importante tentar mover-se para um local seguro e imediatamente contatar a polícia e os serviços de emergência através do número 193 para solicitar ajuda.

Enquanto aguarda o socorro, o que você que não é médico pode fazer: observar se há sangramento é essencial, e caso haja, aplique pressão no local com um pano limpo ou bandagem até a chegada da ajuda. 

Lembre-se de nunca remover a faca em hipótese alguma, pois isso pode agravar o sangramento. A prioridade é a segurança de todos os envolvidos e a busca por assistência médica o mais rápido possível.

 

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.