
Voltar
LOC.: A participação do Brasil na Expo Osaka 2025 chegou ao fim com uma marca importante: a conquista do prêmio Silver (Prata) na categoria “Conceito”. O pavilhão brasileiro, que foi coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, destacou a cultura, a sustentabilidade e o potencial econômico do país.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, esse reconhecimento reflete o empenho coletivo de profissionais que planejaram e executaram o projeto com dedicação. Segundo ele, o evento é uma forma de as nações exporem suas respectivas realidades, promovendo conexão cultural.
TEC./SONORA: Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
“É uma oportunidade para fortalecer profundos laços que unem Brasil e Japão. Os dois países têm hoje uma responsabilidade comum, que é inspirar o mundo a escolher o caminho da paz e da cooperação. Essa é a mensagem que deixamos aqui, neste palco da humanidade.”
LOC.: Na edição deste ano, a Expo reuniu mais de TRINTA MILHÕES de visitantes e contou com a presença de CENTO E OITENTA países. Ao longo do evento, o Pavilhão Brasil recebeu mais de SETECENTAS autoridades e ultrapassou a marca de UM MILHÃO E MEIO de visitantes.
A programação no espaço brasileiro contou com debates, reuniões de negócios, apresentações culturais e visitas institucionais. Na avaliação da comissária do Pavilhão Brasileiro, Maria Luiza Cravo, o evento promove experiências únicas para os participantes.
TEC./SONORA: Maria Luiza Cravo, comissária do Pavilhão Brasileiro na Expo Osaka 2025
“São seis meses ininterruptos, doze horas por dia de pavilhão aberto e de pessoas que têm a oportunidade de experienciar um pouco de Brasil, nesse caso, no nosso pavilhão. É uma oportunidade de plantar uma semente de Brasil nos visitantes, sejam japoneses ou de outros países, de forma que eles possam entender um pouco mais do Brasil e possam querer experienciar outras coisas do nosso país.”
LOC.: Esta edição do evento começou no dia 13 de abril e seguiu até 13 de outubro.
De acordo com a ApexBrasil, em 2025, Brasil e Japão celebram CENTO E TRINTA anos de relações diplomáticas. Atualmente, o país asiático é o NONO destino das exportações brasileiras e o DÉCIMO SEGUNDO maior investidor no Brasil.
Reportagem, Marquezan Araújo