Data de publicação: 01 de Junho de 2023, 19:55h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:32h
A Pesquisa de Emprego e Desemprego (Ped) apresentou resultados positivos após o Distrito Federal criar 44 mil postos de trabalho no mês de abril. O último lançamento foi nesta terça-feira (30) , pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O economista Guidi Nunes, diretor financeiro da Cooperativa Brasileira de Serviços Empresariais (CBRASE), explica por que esse resultado foi bastante expressivo no mês de abril.
“A positiva geração de emprego no Distrito Federal em abril deste ano foi puxada pelo crescimento do setor de serviços, principalmente. Esse crescimento do setor de serviço foi influenciado pelo aumento da produção agrícola no 1⁰ trimestre de 2023, aumento do salário mínimo, quer dizer: um bolsa família mais organizado e a sinalização também do governo do Distrito Federal de aumento salarial para os servidores na faixa de 18%,” destaca.
No mesmo período, 17 mil postos foram para a Periferia Metropolitana de Brasília (PMB). Já em março esse cenário mais que dobrou, atingindo 19 mil postos de trabalho. A informação é do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPDF) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).