LOC.: Diante do enfrentamento da pior epidemia de dengue que o país já registrou, representantes dos municípios se reuniram n terça-feira (19) com representantes do Ministério da Saúde para pedir a revisão da lista de cidades que recebem a vacina contra a doença. Dirigentes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) pediram à ministra da Saúde, Nísia Trindade, uma revisão da lista de cidades selecionadas para receberem a vacina contra a dengue.
Na ocasião, segundo representantes da entidade, a ministra afirmou que os critérios científicos estão sendo revistos pelo Programa Nacional de Imunizações.
Nove das 27 unidades da federação já decretaram estado de emergência contra a dengue, a última delas, São Paulo – que registra mais de 370 mil casos da doença. Além disso, 192 municípios publicaram decretos devido à alta de casos da doença. Sobre o assunto, o prefeito de Campinas e vice-presidente de Saúde da FNP, Dário Saadi, comentou sobre o que foi discutido na reunião.
TEC/SONORA: Dário Saadi, prefeito de Campinas e vice-presidente de Saúde da FNP
“Nós solicitamos à ministra o envio de recursos para cidade que decretaram estado de emergência para atender a dengue e a ministra garantiu que os recursos serão repassados o mais breve possível.”
LOC.: Vale lembrar que quando é decretada situação de emergência o ente da federação pode adquirir bens e serviços de forma simplificada e emergencial.
Reportagem, Lívia Braz