Data de publicação: 29 de Dezembro de 2022, 14:20h
LOC.: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma prévia da população dos municípios do Brasil com base em todos os dados coletados pelo Censo Demográfico 2022, até o último dia 25 de dezembro. Os dados prévios foram entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU) na quarta-feira (28).
O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, explica que a divulgação dos dados prévios tem por objetivo cumprir a lei.
TEC/SONORA: Cimar Azeredo - Diretor de Pesquisas do IBGE
“O IBGE precisa entregar esses dados para o TCU para que o TCU possa promover a distribuição do fundo de participação dos municípios. São dados que tem qualidade, e o IBGE, poderia optar por entregar a estimativa de população calculada com o método AIBI, ou entregar o resultado do censo concluído”.
LOC.: O levantamento revelou que o país chegou a ultrapassar 207 milhões habitantes este ano. Até o dia 25 de dezembro, 83,9% da população já havia sido recenseada, somando 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas. Segundo Cimar Azeredo, o censo demográfico deve ser concluído e apresentado em março de 2023.
TEC/SONORA: Cimar Azeredo - Diretor de Pesquisas do IBGE
“Está previsto encerrar a cobertura do censo em janeiro com um trabalho ainda a ser realizado, em fevereiro, de rescaldo, então a ideia é tentar demover esses domicílios da situação de recusa, abrir domicílios que estão fechados, buscar e verificar se houve omissão, duplicidade e em Março esta divulgando o resultado definitivo da população do censo brasileiro."
LOC.: Iniciado em Agosto, a pesquisa tem enfrentado dificuldades como falta de recenseadores e a recusa para as respostas aos questionamentos. A pesquisa estava prevista para terminar em Dezembro, mas foi estendida até Janeiro, com parte dos recursos sendo movidos para o próximo ano.
Reportagem, Landara Lima.