LOC.: Está aberto a partir desta segunda-feira (15) o período para que transportadores autônomos de carga façam a Autodeclaração do Termo de Registro, a fim de receber o Benefício Caminhoneiro-TAC. Profissionais que fizerem essa autodeclaração até o dia 29 de agosto vão receber as duas primeiras parcelas em 6 de setembro.
Segundo o governo federal, no primeiro lote, pago em 9 de agosto, mais de 190 mil transportadores autônomos foram habilitados a receber as duas primeiras parcelas de pagamento, referentes aos meses de julho e agosto.
O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, explica como fazer a autodeclaração e diz que só pode receber o benefício quem estiver exercendo a atividade de forma regular.
TEC./SONORA: José Carlos Oliveira, ministro do Trabalho e Previdência.
“Não tem nada de complicado. Não é necessário anexar documentação nenhuma, apenas declarar que é transportador autônomo de cargas, que está cadastrado na base da ANTT até o dia 31/12/22, e que está exercendo a atividade de forma regular. Lá deve informar também o Renavam do veículo que ele usa de transporte.”
LOC.: O preenchimento da autodeclaração pode ser feito pelo Portal Emprega Brasil, utilizando o login do Gov.br, ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Mais informações sobre critérios de elegibilidade e como resolver pendências, caso alguém não seja selecionado para receber o benefício, podem ser encontradas em gov.br barra trabalho e previdencia sem acento.