Data de publicação: 17 de Outubro de 2025, 18:10h, Atualizado em: 17 de Outubro de 2025, 18:53h
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas em boa parte da região Sudeste nesta sexta-feira (18). A previsão indica céu nublado e pancadas de chuva fortes, acompanhadas de trovoadas isoladas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Em São Paulo, a expectativa é de muita chuva ao longo do dia. As precipitações devem atingir especialmente municípios do interior, como Paulistânia, Morro Agudo e Presidente Prudente, localizados nas regiões nordeste e oeste do estado.
No Rio de Janeiro, o dia deve ser marcado por céu encoberto e pancadas de chuva em diferentes áreas do estado. As instabilidades se concentram principalmente nas regiões Serrana e Metropolitana, onde estão localizados municípios como Petrópolis, Nova Friburgo, Niterói e Duque de Caxias .
Em Minas Gerais, o sul e o centro do estado devem concentrar as chuvas mais fortes, com destaque para municípios como Boa Esperança, Três Corações, Medeiros e Poço Fundo. Nessas áreas, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento do dia. Já o norte e o oeste mineiro devem ter tempo mais aberto e predomínio de sol.
No Espírito Santo, o tempo segue firme e seco, sem previsão de chuva. O sol predomina em todas as regiões, com temperaturas elevadas em municípios como São Mateus, Vila Pavão e Ponto Belo, localizados no norte capixaba.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C,em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 34°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).