Volta às aulas - Foto: Governo Federal
Volta às aulas - Foto: Governo Federal

Painel do MEC vai monitorar retorno às aulas no ensino básico

Ferramenta deverá ser disponibilizada em abril, para ajudar gestores no planejamento do calendário escolar

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Ministério da Educação vai implementar um painel para monitoramento do retorno às aulas no ensino básico. A ferramenta, que deverá estar disponível ainda no mês de abril, trará informações sobre a suspensão e retomada das aulas, além das condições sanitárias da região de cada unidade de ensino. O objeto é ajudar os gestores no planejamento do calendário escolar. 

O anúncio foi feito na quarta-feira (31), em Brasília, pelo titular da pasta, Milton Ribeiro, durante audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. 
Na ocasião, o ministro disse que a pasta trabalha para enfrentar os problemas do calendário escolar, em razão da pandemia, retrocessos do processo educacional, aumento da evasão escolar e danos sociais para estudantes e famílias de baixa renda. Segundo ele, a estratégia é adotar o ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas.

Especialistas debatem retorno de aulas presenciais em audiência na Câmara

MINUTO UNICEF: como fazer o espaçamento das mesas e organizar as turmas dentro da escola?

O ministro da Educação também destacou a falta de estrutura tecnológica na maioria das escolas brasileira. E para solucionar os problemas de conectividade, o MEC quer usar os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.