Mapa de Empresas - Arte: Serpro
Mapa de Empresas - Arte: Serpro

Desburocratização: 40% dos empresários conseguiram abrir o próprio negócio em menos de 24 horas

Em novembro, foram contabilizados 297.810 novos negócios, enquanto 88.638 fecharam

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Chega de burocracia. Mais de 40% dos empresários conseguiram abrir o próprio negócio em menos de 24 horas. A informação é do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, referente ao mês de novembro. Segundo o levantamento, até o mês passado, 19.744.641 empresas estavam em atividades no Brasil – 202.040 a mais do que no final de outubro. 

Ao todo, foram contabilizados 297.810 novos negócios, enquanto 88.638 fecharam, em novembro. As atividades que mais tiveram empresas abertas no período são comércio varejista de vestuário e acessórios, promoção de vendas, cabeleireiro, obras de alvenaria e fornecimento de alimentos para consumo domiciliar.

De acordo com a Estratégia Governo Digital 2020-2022, a meta é atingir 100% de abertura de negócios dentro de 24 horas. Por enquanto, o tempo médio é de 2 dias e 19 horas. 

Governo quer ampliar tecnologia na agricultura com incentivos fiscais

Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP) faz balanço de 2020 e projeta crescimento para o ano que vem

Gasto com habitação consome a maior parte do orçamento dos brasileiros

Além da digitalização, outras medidas contribuíram para a agilidade no processo, como, por exemplo, a extinção da exigência de alvará e licenciamento prévios para abertura de empresas – sendo atividades de baixo risco.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.