Foto: SENAI
Foto: SENAI

AL: SENAI restaura e devolve respiradores mecânicos para Hospital Universitário

Ação prevê a entrega de 10 unidades que estavam quebradas; aparelhos são consertados na fábrica da Fiat de Goiana (PE) e devolvidos prontos para uso

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O atendimento a pacientes com covid-19 no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, ganhou o reforço de mais dois respiradores mecânicos. Esses aparelhos estavam quebrados e foram consertados na fábrica da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) de Goiana, em Pernambuco. A ação é encabeçada pelo SENAI. No total, foram encaminhados para a manutenção seis aparelhos da rede pública estadual de saúde e quatro do Hospital Universitário.

A iniciativa de reparo de equipamentos, segundo o gerente de Tecnologia do SENAI-AL, Welton Barbosa, faz parte de uma mobilização nacional, com os departamentos regionais da instituição e grandes indústrias. Barbosa afirma que o intuito é cooperar no fortalecimento da rede de saúde diante da crise causada pelo novo coronavírus.

“A iniciativa de recuperação desses respiradores ocorre desde o dia 14 de abril, período em que foi veiculada uma ação do Departamento Nacional [do SENAI], em parceria com departamentos regionais e montadoras”, relata o gerente.

Além da recuperação de respiradores danificados, o SENAI alagoano tem atuado em outras frentes no enfrentamento à pandemia. A instituição, por exemplo, trabalha com a fabricação de álcool líquido 70% e do álcool em gel, que já foram doados a empresas, hospitais e ao governo local. Em outras parcerias, o SENAI também colabora com a confecção de máscaras faciais de tecido e protetores faciais do tipo face shield.

“O objetivo do SENAI-AL é colaborar e salvar vidas, pois estamos contribuindo com o tratamento de pacientes que sofrem com os efeitos mais graves da covid-19. Quando um paciente chega a um estado mais crítico, em que precisa do auxílio de equipamentos para poder viver, estamos, com essa ação, dando a ele essa condição”, aponta Welton Barbosa.

Plataforma on-line 

Como forma de ajudar empresas e pessoas que estão em busca de oportunidades nesse momento de crise, o SESI e o SENAI “dão uma força” no estado. É com essa mensagem que as instituições fornecem dicas para você descobrir qual a melhor oferta para sua vida ou seu negócio por meio de uma plataforma digital.

Para quem é empresário, o SENAI oferece soluções on-line e consultorias nas áreas de tecnologia e inovação, por meio de subsídio, para enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. Já o SESI disponibiliza, para seus clientes, especialistas preparados para dar orientações de forma remota, como ergonomista, engenheiro de segurança, médico do trabalho e psicólogo.

A entidade mantém também os atendimentos de saúde ocupacional nas unidades da Cambona, em Maceió, e na Unidade Integrada de Arapiraca. Seguindo as orientações a Organização Mundial da Saúde (OMS), as consultas são feitas por meio de agendamento prévio pelo site e pelo telefone (82) 3021-7374.

Se você pretende enriquecer seu currículo para oportunidades futuras, o SENAI disponibilizou cursos on-line e gratuitos, com certificado, em áreas como desenho arquitetônico, noções básicas de mecânica automotiva, segurança do trabalho e empreendedorismo. O SESI também traz dicas valiosas com o e-book ‘Ergonomia para Home Office’ e cartilha com respostas sobre a covid-19, materiais que podem ser baixados gratuitamente. 

Para mais informações, basta acessar o banner em destaque da campanha “SESI e SENAI dando essa força” nos sites das instituições ou clicar aqui.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.