LOC.: Mesmo estando em um período de decisões sobre o futuro e carreira, os jovens desconhecem a educação profissional, que é uma formação rápida, seja técnica ou de qualificação, voltada para o mercado de trabalho.
Uma pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) mostrou que 42% dos brasileiros de 14 a 24 anos conhecem pouco ou nada a respeito da formação técnica. Entre os mais novos, de 14 a 17 anos, o desconhecimento é ainda maior, chegando a 52%.
O superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, Felipe Morgado, avalia como um desafio o cenário em que tantos jovens conhecem pouco o ensino profissionalizante. Segundo ele, a educação profissional aumenta as chances desse grupo conseguir um emprego.
TEC./SONORA: Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai
“Esse é um desafio apresentar para a sociedade, principalmente para os jovens, o quanto a educação profissional é o acesso mais rápido ao mercado de trabalho e o quanto a educação profissional ajuda a crescer na carreira, a aprender a aprender e a se desenvolver.”
LOC.: A pesquisa revelou, ainda, que apenas 29% dos jovens afirmam que frequentam ou já frequentaram algum curso profissionalizante. Desse total, 75% deles consideraram a experiência como ótima ou boa. Já 95% dos jovens ouvidos pela pesquisa avaliam o curso profissionalizante importante para alcançar seus objetivos de vida. É o caso da técnica em administração e enfermagem, Bianca Jost, 22 anos.
Enquanto fazia a formação técnica na área administrativa, aos 16 anos, ela ainda estava no ensino médio. Para Bianca, ambas as formações técnicas foram cruciais tanto para o seu desenvolvimento pessoal quanto profissional.
TEC./SONORA: Bianca Jost, 22 anos, Três de Maio (RS), técnica em administração e enfermagem
“Minhas experiências, tanto com o curso técnico em administração, que eu fiz concomitante com ensino médio, bem cedo, tanto o técnico e enfermagem, que foi um pouco mais tarde, ambas foram muito boas, serviram para eu criar habilidades de comunicação nessa área, foi super importante me comunicar, criar essa aptidão para tomar decisões, sabe, de se impor, de trabalhar em equipe.”
LOC.: Apesar da falta de conhecimento sobre os cursos, os jovens participantes da pesquisa do Senai demonstram curiosidade e vontade de cursar a modalidade, sendo que 56% se interessam pela formação técnica.
A pesquisa de opinião do Senai ouviu 2007 jovens de 14 a 24 anos de todo o país, sendo uma amostra representativa do território nacional.
Reportagem Bianca Mingote