Data de publicação: 08 de Fevereiro de 2022, 19:10h, atualizado em 17 de Novembro de 2022, 11:38h
LOC.: A partir do dia 14 de fevereiro, a população pode consultar se tem direito a sacar algum valor esquecido em instituições financeiras em um site exclusivo. O novo endereço para consulta é o valores a receber, tudo junto, ponto bcb ponto gov ponto br. Para ter acesso às informações, o cidadão vai precisar estar cadastrado no site do Governo Federal, o gov.br.
TEC./SONORA: Paulo Dantas da Costa, vice-presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON)
“É um fato importante na medida que os gastos das pessoas têm repercussão na demanda que, por consequência, atinge o setor produtivo pela fabricação de novos produtos”, ressalta.
LOC.: Na primeira fase, são mais de R$ 3 milhões e 900 mil que podem ser devolvidos para mais de 24 milhões de pessoas. Segundo o economista César Bergo, a pessoa que conseguir reaver esse dinheiro pode utilizar esses recursos inesperados para formar um fundo de emergência, pagar as dívidas ou fazer aplicações.
TEC/SONORA: César Bergo, economista
“Agora realmente a taxa de juros está bem atraente, então, aplicar em algum ativo de renda fixa. Começando pela própria poupança porque o valor pode ser pequeno mas pode ser aplicado na própria poupança ou buscar um fundo de investimento de renda fixa.”
LOC.: O Banco Central também alerta a população sobre possíveis golpes. A instituição afirma que a consulta aos valores é gratuita e que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. Além disso, não se deve clicar em links enviados por e-mail ou mensagens.
Reportagem, Rafaela Soares