Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Que problemas causam a perda de dentes?

Neste episódio o cirurgião dentista, Vagner Ortega, compartilha as principais causas de perda de dentes

SalvarSalvar imagem

Você se imaginou sem algum dente? Como seria para mastigar, sorrir ou conversar? Ficar sem um ou mais dentes prejudica a fala, a autoestima, dificulta na hora de comer e também afeta o relacionamento social. Mas apesar do medo de perder os dentes, poucas pessoas realmente sabem se estão correndo risco de perder os dentes.


A perda de dentes é um dos principais problemas de saúde no Brasil. Diversos fatores podem levar à perda dentária, como: 


Cárie dentária 


Você sente dor nos dentes com coisas geladas ou doces? Esse é um dos principais sintomas da cárie, um dos principais causadores da perda de dentes. No começo a dor é leve a moderada e só aparece com a ingestão dos alimentos indicados, mas à medida que a doença vai progredindo, a dor vai ficando mais intensa e constante. O dente atingido pela cárie vai se dissolvendo pela ação das bactérias e isso vai fragilizando a estrutura do dente, facilitando a fratura, o que leva a perda do dente. Muitas vezes o dente pode não fraturar, mas é necessário fazer a remoção para eliminar o quadro de infecção. 


Gengivite


A sua gengiva sangra? O dente está mole? O sangramento gengival é um sinal de gengivite, uma inflamação da gengiva e é fácil de detectar quando você escovar os dentes ou passar fio dental, ao normal o sangramento no fio dental ou escova. Quando essa inflamação evolui, passa a ser chamada de periodontite, que é sinal de que as bactérias atingiram o osso que sustenta o dente, com o dente perdendo a suspensão, acaba ficando mole e caso não trate, esse dente pode ser perdido. 


Fratura


Outra causa para a perda de dentes é a fratura. O dente pode fraturar por diversos motivos, num acidente ou ao morder um alimento duro. Se a fratura for muito extensa o dente pode não ter salvação, sem formas de se restaurar e daí a necessidade de extração. 


Bruxismo 


Possuo dificuldade de abrir a boca ao acordar? Possui cansaço nos músculos da face? Notou que seus dentes estão ficando mais curtos? Provavelmente você tem bruxismo, que é o hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes, isso acontece de forma inconsciente durante o sono ou até mesmo durante o dia. A força que exercemos ao ranger os dentes é tão grande que se de repente você tem um dente com alguma restauração, um canal tratado ou uma cárie, podendo fraturar e levar à perda do dente.


É essencial destacar que grande parte dos problemas dentários são silenciosos e difíceis de perceber, então é importante manter uma higienização adequada, estar atento aos sintomas mencionados e procurar o dentista regularmente. 


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.