LOC.: Se o Brasil exporta cultura, música e gastronomia para o mundo, por que não exportar arte? Foi com esse pensamento que o comerciante baiano Felipe Muñoz decidiu entrar no mercado internacional das artes.
Felipe era dono de barbearias em Salvador, na Bahia. Mas decidiu se reinventar. E mergulhou no mundo das artes plásticas. O curador buscou especialização e criou o Arte do Clube, um clube de colecionadores com mais de 40 sócios apreciadores.
Começou expondo obras em suas barbearias, mas viu no digital uma grande oportunidade para vender a arte brasileira para o exterior. O desafio era saber como exportar. Foi então que encontrou apoio na ApexBrasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
TEC/SONORA: Felipe Muñoz, marchand e comerciante de arte
“Foi aí que eu vi a oportunidade da Apex, oferecendo o Peiex, e eu caí para dentro. Eu já estava me aprofundando no inglês, eu sabia que eu precisava me especializar em ter o inglês mais fluente, foi aí então que em paralelo a isso eu abri a minha empresa, eu fiz o Peiex, fiz toda a parte de formação. Vi que era gratuito, achei super interessante e foi sensacional.”
LOC.: Com o conhecimento adquirido no Peiex, que é o Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil, Felipe fechou parcerias e começou a vender para os Estados Unidos, Canadá e Europa. Um negócio lucrativo: as obras compradas em real são vendidas em dólar, multiplicando os ganhos.
Felipe conta que, hoje, uma parte importante das suas vendas é focada 100% no mercado externo e a participação da ApexBrasil foi essencial para o pontapé inicial do negócio.
TEC/SONORA: Felipe Muñoz, marchand e comerciante de arte
“A Apex entrou no momento eu precisava formatar o meu negócio para exportar e ela veio me orientando como é que era as partes, sobretudo, de desembaraço. As partes legais, as partes para exportar de fato, o que eu precisava. Porque antes eu achava que era um grande Bicho de Sete Cabeças e às vezes eu até ficava procrastinando muito para buscar o mercado de fora.”
LOC.: O Peiex é um programa da ApexBrasil que ajuda empresas brasileiras a entrarem no mercado externo. Entre 2023 e 2024, mais de seis mil empresas foram atendidas e, dessas, mais de mil já estão exportando.
Quer saber mais sobre o Peiex e outros programas da ApexBrasil? Acesse www.apexbrasil.com.br/solucoes.
Reportagem, Lívia Braz