Data de publicação: 25 de Novembro de 2022, 16:00h, atualizado em 25 de Novembro de 2022, 15:56h
LOC.: O Brasil enfrenta a Suíça nesta segunda, depois da vitória da Seleção por dois a zero contra a Sérvia, na estreia na Copa do Mundo do Catar. Historicamente, a Copa mexe com o Brasil. A economia brasileira, ainda em recuperação, também deve ter impacto considerável. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima quase um bilhão e meio de reais em vendas no comércio e serviços.
Para o economista da CNC, Fábio Bentes, a expectativa de vendas tende a movimentar alguns setores do comércio.
TEC./SONORA: Fábio Bentes, economista da CNC
“O setor de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, afinal de contas, neles são vendidos televisores, que é o carro chefe nesse tipo de evento no comércio, mas também o segmento de vestuário e o varejo alimentício”.
LOC.: Aproximadamente oitocentos e sessenta milhões de reais devem ser injetados no segmento de Bares e Restaurantes, segundo a CNC. Mais de 50% dos estabelecimentos devem fazer alguma ação digital de marketing em torno da Copa do Mundo, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Para o líder de inteligência e conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, a dica é se diferenciar. Ele também ressalta que é preciso ter atenção às regras de marketing da Copa do Mundo 2022, estabelecidas pela FIFA.
TEC./SONORA: Líder de inteligência e conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo.
“A FIFA e a CBF têm uma série de regras para uso dos símbolos como Mascote, o cartaz da copa, própria camisa da seleção, o símbolo da CBF. E são restrições que podem trazer algum prejuízo para o estabelecimento se ele usar de modo indevido. Muita gente vai fazer esse tipo de ação, é sempre bom conhecer o seu cliente, planejar aquelas ações, que vão agradar o cliente”
LOC.: A sócia administradora de um restaurante tradicional em Brasília,Giuliana Ansiliero, apostou na opção delivery para atrair consumidores.
TEC./SONORA: Sócia administradora, Giuliana Ansiliero
“a gente montou algumas opções de kits com entradas, que a gente acha que tem realmente esse perfil de você ir beliscando enquanto vê o jogo no momento descontraído. A gente fez opções também, desses petiscos da casa com o espumante, porque a gente acha que é uma bebida festiva, é uma bebida que combina com o restaurante. Montamos também um kit de almoço para aqueles dias em que os jogos importantes vão cair bem na hora do almoço, um kit para a família toda pedir e almoçar torcendo junto.”
LOC.: Confira o funcionamento dos serviços públicos e bancários do seu estado nos dias de jogos da Seleção, em Brasil61.com.
Reportagem, Landara Lima.