LOC.: A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) tem receio de que a Agência Nacional de Mineração (ANM) tenha que encerrar suas atividades por falta de condições de executar os serviços. Prefeitos e representantes de mais de 40 municípios afiliados à AMIG foram a Brasília participar de uma reunião com a diretoria geral da entidade.
Na ocasião, a AMIG apresentou aos dirigentes da ANM compromisso de continuar trabalhando junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal pelo fortalecimento da autarquia. A pauta traz reivindicações urgentes para solucionar os problemas que os municípios têm enfrentado, causados justamente pela ausência de uma fiscalização e regulação das empresas mineradoras.
O consultor de Relações Institucionais e Econômicas da AMIG, Waldir Salvador, comenta que enquanto a ANM não for fortalecida para promover a gestão dos recursos minerais do Brasil, bem como fazer a regulação, fiscalização e inclusive o fomento da atividade, os municípios continuarão reféns de empresas que os exploram.
Com informações da Revista Brasil Mineral, reportagem, Karina Chagas