Enxergando a economia criativa como um vetor de Desenvolvimento Regional, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional se uniu ao Ministério da Cultura na missão de fortalecer o setor na região Norte.
Nesta sexta-feira, 11 de abril, o ministro Waldez Góes e o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes, estiveram frente a frente com produtores, agentes, dirigentes culturais e o setor empresarial para explicar detalhes da Lei Rouanet.
O objetivo, destacar a importância do apoio empresarial para o fomento da cultura regional.
Intitulado “Encontro com Proponentes e Empresariado”, o evento deixou claro que o setor industrial desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cultural, como explica o ministro Waldez Góes.
SONORA
“Independente de quem apoia e financia, a atividade cultural sendo realizada, ela tem repercussão onde todo mundo ganha. Ganha o fazedor cultural, ganha a sociedade que recebe o espetáculo, ganha o artista, a rede hoteleira, supermercados, restaurantes, enfim, existe uma capilaridade muito grande aqui”
Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC e facilitador do encontro, ressaltou que o setor produtivo cultural é parte da identidade da população brasileira. Empresário presente no evento, Felippe Mathias comenta que ficou mais claro para ele a importância do fomento à cultura.
SONORA
“Como amazônida, como um empresário que empreende na região e tenta estabelecer fortalecimento com a sociedade, com geração de riqueza, geração de emprego, geração de fomento à cultura, eu vejo uma Lei Rouanet muito mais clara hoje. Momentos como esse são importantes para entender não apenas a questão cultural dela, mas também a jurídica. Hoje eu entendo melhor a destinação dos impostos que a minha empresa paga, e a destinação de benefício cultural e social dentro do meu estado e dentro da minha cidade hoje"
Waldez terminou a agenda na abertura da Central do Ciclo de Marabaixo. A celebração existe há mais de 100 anos e vai iniciar oficialmente no dia 19 de abril, no Sábado de Aleluia e segue até o Domingo do Senhor, em 22 de junho. Ele é realizado pelos grupos culturais, como sinônimo de cultura, fé e resistência. Para saber mais sobre ações do Governo Federal na área de Desenvolvimento Regional e Territorial acesso mdr.gov.br