LOC.: A integração com as secretarias de Defesa Civil dos municípios e dos estados é a chave para fazer um trabalho com foco na prevenção de desastres naturais. A afirmação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, durante evento nesta quinta-feira, 14 de outubro, em comemoração à Semana Nacional de Redução de Desastres.
No evento, o ministro reforçou a necessidade de estimular essas parcerias para prevenir e dar resposta aos desastres naturais. Ele também destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Federal.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do MDR
“Da nossa parte, temos feito um enorme esforço nessa área, com a remoção de pessoas de propriedades passíveis de deslizamentos ou de alagamentos. Além disso, este governo já entregou mais de 160 mil unidades habitacionais para populações que viviam em áreas de risco.”
LOC.: O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas, também destacou a necessidade de integração de todos, inclusive com a sociedade civil.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
“Para que nós alcancemos os nossos objetivos que são: um Brasil com a percepção de risco mais apurada, pessoas mais preparadas para a convivência e para resiliência do risco e também para que a gente evite cada vez mais os desastres no nosso país.”
LOC.: No debate, foram apresentadas experiências que integram o Banco de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil, que conta com 84 ideias desenvolvidas por defesas civis em todo o Brasil. A diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes, ressalta a importância dessas iniciativas.
TEC./SONORA: Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional
“Essas práticas mudaram a realidade local com ideias de baixo custo e de fácil implementação.”
LOC.: Para saber mais sobre proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes